UNhate

Ontem foi um dos assuntos mais comentados, e hoje ainda é tema principal para várias discussões, por isso uma pausa no assunto moda (nem tanto, afinal de contas a campanha é de uma marca de roupas).

Já estamos acostumados com as campanhas irônicas e polêmicas da Benetton (ÓTIMAS por sinal, afinal de contas estudamos anos com o intuito de um dia lançar uma campanha que chame atenção mundialmente para debates realmente importantes – fala como um publicitário recém formado).

Em tempos de crise econômica, terrorismo e tantos problemas no mundo, a Benetton retoma a estratégia das campanhas polêmicas dos anos 80 e 90 e lança uma série de anúncios batizados de UNHATE.  A campanha tem o intuito de debater questões obre o ódio e preconceito (realidade que temos vivido com uma intensidade bem grande aqui em no Brasil, em São Paulo principalmente, com pessoas sendo atacadas e agredidas gratuitamente *Casos que aconteceram na Av. Paulista e imediações).

A camapanha usa como base o BEIJO, símbolo do amor, as imagens exploram políticos e líderes religiosos se beijando na boca (caracterizando a “paz”). ada mal pensar em Barack Obama e Hugo Chavez fazendo as pazes, assim como o presidente da Autoridade Nacional Palestina Mahmoud Abbas e o primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu, e o Papa Bento XVI e o Sheik Al-Azhar Mosque.

O intuinto da marca italiana de roupas United Colors of Benetton é “contrastar a cultura do ódio e promover a aproximação de pessoas, religiões e culturas, além da compreensão pacífica das motivações dos outros”. Ok, acho que isso foi entendido, e considera essa se não a melhor uma das melhores campanhas do ano.

A questão é saber se o público é maduro o suficiente para apoiar a liberdade de expressão que está sendo questionada sobre a campanha. Afinal, em democracias modernas, este é um direito fundamental que a Benetton pode arguir e exigir, mas será que o público  vai abraçar a causa?

Enfim, esse assunto não está em debate aqui, porque além das imagens, tem um vídeo teaser super bacana, dá o play aí.

 

Anúncios

Sobre Gustavo Oliveira

22 anos, Publicitário, Mau-humorado, seco, sarcástico, cáustico, até brincalhão e simpático as vezes. Nem sempre.

Publicado em novembro 17, 2011, em #TaNaRede e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. Adorei o post! Ainda nao tinha parado pra ler a respeito da campanha, apenas visto a grande repercussão das imagens! E, como estudo comunicação social, foi ótimo descobrir aqui! (;

  2. ah, o público não é maduro mesmo!

  3. Nunca torci tanto por uma campanha quanto por essa… medo de as autoridades em foco entrarem com uma ação para parar a campanha. É linda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: